domingo, 30 de junho de 2013

Suportes Parachoque e pinças Kadett no Chevette Tubarão

Boa noite Galera,

Ontem (sábado), foi lá dar aquela mexida básica no Chevette.

Bom... alguns post atras eu coloquei o link do espacador de roda que achei no site wab ferramentas, pois bem eu comprei um pistola de pintura nova e compre esse par de espaçadores e já chegou. Site muito rápido recomendo a todos. Bom esqueci de bater fotos da pistola, mas bati fotos dos espaçadores. Achei bem legais, sao e alguma liga de aluminio, sao bem leves:


Depois voltei a mexer nos suportes dos parachoques, que estavam cheios de ferrugem, os parafusos também estavam bem feitos.. entao resolvi comprar parfusos novos. Comprei todos os parafusos relacionados aos parachoques, todos novos:


La na loja de ferragens 1001 parafusos, onde comprei os parafusos, aproveitei que tinha os grampos para prender os frisos do chevette e ja compre também:



Bom.. voltando aos suportes do parachoque, esqueci de bater fotos deles antes, abaixo tem as fotos deles depois de passar a escova de aço:


Depois foi todas as peças ficar um pouco de molho no fosfotizante:


Em seguida peguei os parachoques, que por dentro estavam bem cheios de ferrugem também e lixei eles todos por dentro e apliquei fosfotizante também, antes de mandar para cromagem:




Depois que os parachoques estavam lixados e fosfotizados, eu pensei "o que eu posso fazer agora enquanto o fofatizante reage?"
Entao lembre que tinha as pinças de freio de monza que eu comprei e nunca tinha dado o devido trato. E foi essa a proxima etapa do dia, inclusive vai servir como um "mini tutorial" de como desmontar as pinças.

Vamos la... visao geral da pinça, basicamente sao 4 parafusos para soltar em cada pinça:


Um parafuso 11 do flexivel:


Dois parafusos 13 nas pontas:


E um parafusinho 9 do sangrador:


As minhas pinças estavem com as pastilhas de freio, é bem facil soltar vai puxando com a mao mesmo e no maximo com a ajuda de um achave de fenda já sai:



Ao soltar o flexivel tem que tomar cuidado para nao perder as arruelas de cobre que fazem a vedacao:

E recomendo depois que tirar deixar escorrer bem, pois la dentro ainda fica com fluido.

Depois que soltar os parafusos das pontas, o conjunto ja irá se separar:



Dai é so puxar o pino com a mao mesmo ou se algum tiver um pouco mais dificil, com uma chave 17 vai mexendo de um lado pro outro que ja via soltando:




Depois tirei o sangrador com a chave 9:


Em seguida tem que tirar o pistao do freio:


Pelo buraco do parafuso do flexivel, bate-se com uma chave para ir empurrando o pistao:


Nesse ponto o pistao já está tudo para fora, agora é só tirar a borracha de fora (tipo de uma coifa):




Dentro da cava do pistao, tem um retentor que faz  vedação que deve ser retirado:


Depois de tudo desmontado, o conjunto está pronto para receber uma bela limpeza:


Ficou de molho na gasolina para soltar a sujeira:


Vou dizer que não é facil limpar... nao sai de jeito nenhum nem na gasolina, passei a escova de aco na furadeira, mas o que deu jeito mesmo foi colocar de molho em agua com ferlicon, por sinal deixei la até agora (domingo).

Depois é muito importante que nao oxide essas peças, entao enchi de WD40 e enrrolei tudo em plastico film daqueles de comida.


Esse kit de borrachas e vedadores tem novo baratinho para vender esses ai vao ser substituidos por novos:


Amanha será meu primeiro dia de ferias, entao amanha vou dar continuidade ao trabalho da pinça para nao correr risco de oxidação.

Espero que tenham gostado... esse mes quero dar um adianto nas coisas que eu mesmo puder fazer.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Montagem Farol Chevette Tubarão c/ Bloco Optico Twister

Boa Noite Galera,

Sábado que passou amanheceu um baita dia aqui em Floripa, sol e pouquíssimo vento combinação perfeita para dar continuidade na pintura das peças Farol do Chevette Tubarão. E foi isso que fiz, fui para casa da minha mãe onde fica o carro e fui para lá trabalhar, mas antes dei uma passada em uma loja chamada 1001 Parafusos, comprar algumas "coisas" para montagem dos farois.

Vamos logo ao que interessa, "ibagens":

Cheguei e fui logo para pintura, pintei o conjunto que forma o suporte do farol do Chevette Tubarão




Outra coisa que também fiz no sábado, foi ir buscar na lavanderia o carpe do carro, que deixei para desencracar:



Tempos atras fiquei devendo uns detalhes dos suportes de amortecedor para o capo.. segue abaixo:

Parte superior parafusada no proprio capo.



Parte inferior parafusada na furação dos paralamas.



Voltando aos serviços do farol, aqui são os parafusos do farol, os grandes são da regulagem e os pequenos são do aro de inox, todos eles ficaram submersos em fosfotizante, depois foi aplicado zincagem a frio e por ultimo uma poeira de tinta preta.


Como citei mais acima, antes de ir para pintura, passei em uma casa de ferragens e comprei umas "coisinhas":

Encaixe para moldura do Farol do Chevette Tubar√£o:

Encaixe superior:



Encaixa inferior:



Molas novas para o suporte do farol:


Parafuso com porca para o pisca, pois o kit vem com parafuso de rosca soberba:


Bom... nas fotos abaixo já era noite, ja tava seca a pintura das peças então resolvi começar a montagem dos farois..

O bloco optico da twister é um pouco menor que o do Chevette, então para dar centro no aro tem que preencher a borda dele com algum material, no meu caso eu utilizei fita dupla face, como ela é transparente vai ser dificil de notar na foto:



Vamos ao passo-a-passo:

Parte onde vai parafusada na lataria do carro:


Depois a parte onde o bloco optico vai apoiado:


Encaixe da mola:


Encaixe dos reguladores do farol (no meu tinha um c/ a ponta quebrada, por isso do arame):


Passa a fita dupla face na borda do farol:


Encaixa o bloco optico no suporte e alinha ele, depois coloca o aro (essa parte é chata de centralizar o bloco optico no aro)


Depois de centralizado, basta apertar os 3 parafusos do aro metalico:


Pronto!!! Ufa.. deu tudo certo!


Nao.. na verdade nao deu tudo certo.. imprevistos acontecem!!! Bosta!!!! Quebrei sem querer um pedaco da moldura do farol!!!


Fiz uma brincadeira.. coloquei a lampada do rabixo que eu tava usando, bem na posicao do furo da lampada do farol só para ver:


Resultado final, sem 1 moldura, aquela que quebrei :(


Resultado final, com a moldura quebrada no lugar só para bater aquela foto de capa do facebook.


Bonus:


Isso tudo foi no sábado, domingo eu fui la colar com araldite (resina epoxi) a moldura do farol.. deixei secando e depois passo la e tento colocar para ver se vai ficar bom.





É isso ai galera espero que tenham gostado.